sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Windows 2008 Server - Habilitar e Enviar E-mails automáticos

Fala galera!

Uma ação muito importante no dia-a-dia de um Administrador de Rede ou de Servidores é automatizar tarefas. Assim, você consegue melhor distribuir e aproveitar melhor o seu tempo realizando outras tarefas importantes e que demandam uma maior atenção.

O post de hoje vai tratar de um serviço que é muito bom e que poupa muito tempo, mas que algumas pessoas tem dificuldade de utilizar e habilitar, que é o serviço de e-mail (SMTP Server) no Windows 2008. Qual a finalidade? Bom, como eu disse, algumas tarefas, como Rotinas de Backup, Alerta do Event Viewer, Alerta de Desligamento, etc., são úteis tanto para origem de logs tanto para automatizar tarefas.

Bom, vamos ao passo a passo e no final do post, há um arquivo em .vbs configurado para enviar e-mails automaticamente, basta alterar algumas linhas onde estão os comentários.

Primeiro Passo: Habilitar o serviço SMTP no servidor

O SMTP server será o responsável por enviar e gerenciar o envio de mensagens de e-mail através do servidor, por meio do IIS (Internet Information Services). Se você já tem o IIS habilitado, ele instalará apenas a versão que contém o SMTP server (IIS 6.0). Senão, você precisa instalar também o IIS 7.0 para depois instalar o SMTP (pré-requisito).

Para habilitar esse serviço, clique em Start e depois em Server Manager.
Abrirá uma nova tela com toda a configuração do servidor, serviços e features que estão instalados. Clique no menu à direita em Features e logo após em Add Features. Você verá uma tela que se intitula Before You Begin, que são avisos e precauções que deve tomar para que tudo ocorra bem. Clique em Next.

Na próxima tela, você verá uma série de Features que podem ser instaladas. Procure por SMTP Server, selecione-a e clique em Next.

Se nesse passo, você não tiver o IIS instalado, não se preocupe. Automaticamente o IIS será instalado para que o SMTP Server possa ser utilizado. Isso que mostra a próxima tela. Os pré-requisitos para que tudo funcione bem. Clique em Install e aguarde o fim da instalação. Pode ser que seja necessário a reinicialização do sistema, então, esteja preparado!

Configuração do SMTP Server

Após a instalação bem sucedida, agora estamos prontos para configurar uma conta de e-mail no seu SMTP server para o envio da conta.

Primero, vá até o SMTP Virtual Server (Start > Administrative Tools > Internet Information Services (IIS) 6.0 Manager)

Agora, você já consegue ver a tela de configuração do SMTP. Clique com o botão direito sobre SMTP Virtual server #1 e depois em Properties

OBS.: Verifique se o serviço está parado. Basta verificar se o envelope está com um 'x' vermelho.
É importante ressaltar também que esse servidor precisa ter acesso à internet para enviar o e-mail e uma conta de e-mail válida. Não podendo ser um alias ou um grupo de e-mail.

Vou dividir a configuração por cada aba:
  •  General: Nessa parte está um pequeno resumo de tudo que está configurado. Caso deseja alterar a porta de envio do e-mail, clique em Advanced, ao lado do campo IP Address (que também deverá ser deixado como All Unassigned). Abrirá uma nova janela. Clique em Add para adicionar uma nova porta de acesso. Caso você utilize uma porta com SSL (recomendado caso utilize uma conta Google), coloque a porta 465. Caso negativo, dexe a porta 25. Clique em OK.
  • Access: Nessa parte estão algumas configurações de acesso ao serviço de SMTP. Particularmente, não é necessário realizar nenhuma alteração. Mas para conferir, verifique se no campo Access Control, clicando no botão Authentication está marcada a opção Anonymus access que dispensa o uso de usuário e senha para autenticação. Confira também se na opção Relay restrictions, no botão Relay está marcada a opção Only the list below e se o IP local está inserido.
  • Messages: Responsável por algumas limitações no seu e-mail, como tamanho máximo da mensagem (em KB), tamanho máximo da sessão, etc. Fica a seu critério escolher o tamanho.
  • Delivery: Esse é o passo mais importante, onde será configurado o seu e-mail para envio. Clique em Outbound Security e escolha a opção Basic authentication e coloque o seu usuário e senha do seu e-mail (lembrando que ele precisa ser um e-mail válido!), e clique em OK.
  • LDAP Routing: Caso for necessário usar o Exchange, você poderá habilitar essa opção, mas não é o caso. Pode desconsiderar.
  • Security: Caso você queira adicionar alguma permissão adicional de segurança. Mas com as permissões atuais, você já consegue enviar o e-mail normalmente.
Clique em OK e clique com o botão direito novamente sobre  SMTP Virtual server #1 e clique em Start para iniciar o serviço.

Enviando um E-mail automático

Agora que você configurou o e-mail, vamos utilizá-lo na prática. Vamos citar um exemplo: você tem um arquivo .bat que executa uma cópia de segurança e que é executada todos os dias às 3hs da madrugada e precisa receber os logs por e-mail. Então, como fazer para enviar esse e-mail?

Por exemplo: Você tem um arquivo em .bat dessa forma:

copy C:\Arquivos\ \\servidor\compartilhamento\Backup\ > log.txt

E precisa que seja enviado um arquivo de log assim que esse backup terminar. Para isso, você precisará criar um arquivo em vbscript (.vbs) que envie esse e-mail e adicioná-lo na próxima linha do arquivo .bat, dessa forma:

copy C:\Arquivos\ \\servidor\compartilhamento\Backup\ > log.txt
C:\enviaemail.vbs

Dessa forma, assim que o primeiro comando for executado, o comando envia e-mail será executado.

OBS: antes de adicionar o enviaemail no arquivo .bat, tenha certeza do tipo de execução do vbs seja cscript. Por padrão, ele não vem configurado. Para alterar o tipo de execução, abra o prompt de comando como administrador, e digite o seguinte comando: "cscript //h:cscript" sem aspas e você receberá a mensagem "O host de script padrão está definido como "cscript.exe"." assim, você não precisa confirmar a execução cada vez que um script vbs for executado.

O arquivo enviaemail está disponível nesse link para configuração. Você precisa alterar para que seja incluso os seus dados (e-mail, senha, servidor, porta). Recomendo utilizar o Notepad++ para editar o arquivo. Se não possuir, pode realizar o download do arquivo por aqui.

OBS: ao alterar o arquivo, altere somente o necessário. Altere somente onde há aspas duplas.

Execute um teste e aguarde no seu e-mail.

E você verá que isso lhe poupará bastante tempo.

Dúvidas, deixem nos comentários que eu responderei a todos!

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário