terça-feira, 22 de maio de 2012

Preenchendo Tabulação com caracteres - Microsoft Word 2010

Fala galera!!

Bem, estamos aí mais uma vez para facilitar a vida de todos!!
Dessa vez, exemplificando como utilizar a tabulação, e como preenchê-la com caracteres ( ponto, hífen, etc.)

Bom, neste exemplo usando o Microsoft Word 2010 vou criar um índice, preenchendo as tabulações com pontos. Veja os passos abaixo:

1. Entre primeiramente com o texto:


2. Na aba Página Inicial, localize o ítem Parágrafo, que é onde realizam-se as modificações de tabulação, alinhamento do texto, espaçamento, etc:

 Clique onde está marcado de vermelho.

3. Abrirá uma nova janela, com as opções avançadas de Parágrafo. Clique em tabulação:


 4. Após clicar em Tabulação, abrirá uma nova janela como essa:

O campo Posição da parada de tabulação: que será o campo em que você definirá até onde irá a tabulação. Verificando a régua na horizontal, veja onde você quer que a parada seja localizada. Eu colocarei o valor de 13 (cm). Após colocar o valor clicar em Definir escolha um tipo de preenchimento e clique em OK

5. Após você clicar em OK, verifique que na régua, próximo dos 13 cm, apareceu uma marcação. Essa é a marcação até onde irá a tabulação que você criou:



 Aperte a tecla TAB:


Veja que o cursor deslocou até onde estava demarcado, nos 13 cm. Agora, sempre que você inserir algum ítem abaixo, irá ficam com essa mesma formatação:


Para remover, basta ir novamente no menu Parágrafo, Tabulação e clicar em Limpar tudo, que a tabulação volta ao normal:

 Perceba que a marcação sobre os 13 cm desapareceu. Isso porque você limpou a marcação da tabulação:


Bom, agora você já pode cria sua listagem sem precisar digitar os pontos manualmente!

Enjoy!

3 comentários:

  1. Show!! Facilita muito, principalmente para elaboração de trabalhos acadêmicos

    ResponderExcluir
  2. Não seria mais fácil utilizar o recurso de índice já disponível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também pode ser usado o Sumário (na guia Referências), para criar um Sumário Automático ou Manual (o manual seria da mesma forma que o tutorial), porém como no tutorial você consegue personalizar a distância das tabulações e o estilo.

      Excluir